Solda

A escolha da potência do ferro de soldar varia de acordo com a placa de circuito impresso. Placas com trilhas finas ou largas deveram utilizar ferros de soldar de potência diferente.
 Para trilhas finas devemos utilizar ferro de soldar com potência máxima de 30 w e para trilhas largas, ferro de soldar com potência máxima ate 60 w.
 Um exemplo são as placas-mãe de computadores que possuem trilhas variadas. O excesso de calor pode fazer com que as trilhas se desprendam da placa e se soltem principalmente em placas de fibra de vidro. Outra dica é não ficar girando a ponta do ferro de soldar em torno do terminal do componente.


 Deve-se segurar o ferro de soldar como se segura uma caneta, encostar a ponta já estanhada e aguardar alguns segundos para a solda derreter e.O processo de aquecimento não deve demorar mais que 5 segundos, se a solda não derreter durante este período, deve-se parar, esperar um pouco e verificar se a ponta do ferro esta limpa e estanhada para continuar com o processo.
Não utilize lixas ou limas para limpar a ponta do ferro de soldar, utilize estopa ou uma flanela para limpar com o ferro ainda quente, passando  rapidamente   a estopa ou flanela não queima. Para estanhar a ponta do ferro de soldar  depois de limpa encoste o fio de solda na ponta o suficiente para cobrir toda a ponta, o procedimento de limpeza  é estanhagem da ponta devera ser feita sempre que a ponta do ferro de soldar estiver preta.    
  
 Componentes eletrônicos devem ser soldados de preferência com soda em fio.


 Não se deve utilizar nenhum tipo de substância, como pasta para solda, ácidos etc., pois a solda em fio já contém fundente.


Não utilize restos de solda que já foi utilizada, pois já perdeu sua propriedade  esta oxidada é contaminada com sujeira. As partes a serem soldadas devem estar limpas, Se for necessário utilize estopa ou algodão embebia em álcool para fazer a limpeza.

Observe na imagem o posicionamento correto dos materiais a serem soldados.
 Note que não á contato do fio de solda com a ponta do ferro de solda. O calor dever ser aplicado somente nos materiais a serem soldados, que serão aquecidos é o calor será transferido ao fio de solda que, quando atingir o ponto de fusão a solda derrete, é a tendência e escorrer para a região mais aquecida que é o terminal do condutor e a trilha da placa de circuito impresso, evitando assim solda sem
Aderência,

 a chamada solda fria. Depois de soldado o terminal do componente deve ser cortado rente a solda com um alicate de corte, ser for o caso.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto completo do detector de metais

Detector de metais  O detector sera composto por quatro bloco de circuito, sendo o primeiro bloco o oscilado de onda quadrada forma...