Diodo


 Diodo  


O diodo é um componente eletrônico composto de  silício ou germânio. Não vou explicar com são adicionadas as impurezas de outros materiais no silício e no germânio na fabricação do diodo. 
A intenção aqui é para efeito de manutenção.
O símbolo do diodo é ‘D’ para diodos comuns e ‘DZ’ para diodo zener.
Diodo comum ou de sinal. Observe que o catodo
lembra a letra K ao contrario.

 O diodo é o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado principalmente como retificador em fonte de alimentação.  O diodo Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,2 V (germânio) e 0,7 V (silício).
O diodo comum ou retificado é um componente eletrônico que permite a passagem ou não de uma tensão, dependendo de sua polaridade.
Observe que o catodo lembra a letra  Z ao contrario.

O diodo zener é um regulador de tensão.

Diodo emissor de luz o LED. 

  
O diodo possui dois eletrodo Catodo “K” e anodo “A”  o diodo comum possui em seu corpo um anel  que indica o catodo.
já o LED possui um chanfro é um terminal menor que indica catodo.A tensão de trabalho do LED e 3v de tensão continua e oferece uma carga de aproximadamente 10 ma (microampere.    

Ao substituir um diodo observe atentamente sua polaridade, pois uma inversão de polaridade pode causar serio danos a um circuito, assim que for ligado. O diodo deve ser sempre substituído por um diodo de característica  igual, a menos que você tenha uma certa experiência em eletrônica é possa substituir por outro. Não substitua diodo zener por diodos retificadores ou diodo de sinal. ”Vai queimar tudo”.
Primeiramente vou explicar com funciona o diodo como retificado em fonte de alimentação.

a image abaixo mostra uma fonte de alimentação de meia onda.


Observe na imagem que o diodo só permite a passagem de metade da onda no caso o pico positivo. Que se torna uma tensão pulsante que vai sendo armazenado no capacitor.
 se inverter o diodo ele permitira a passagem somente do pico negativo. Neste caso capacitor também devera ser invertido . 
Este tipo de retificação embora muito utilizada em equipamentos eletrônicos com fontes chaveada.

Observe também que tanto no primário quanto no secundário do terraformador é antes do diodo a tensão é alternada depois do diodo a tensão passa a ser continua.
     

Outro exemplo de fonte de alimentação de meia onda.


Este tipo de fonte utiliza dois diodos que trabalha em conjunto minimizando a pulsação da tensão continua de saída.   D1 e D2 permite a passagem do pulso positivo. Observe que as fases são opostas no secundário do transformador ou seja,  quando a tensão em um terminal do transformado parti para o positivo o outo parte para o negativo. os diodos conduz  alternadamente minimizando assim a pulsação na saída continua.

 observe a forma de onda depois dos diodos.     

Fonte de alimentação de onda completa.


Aqui você ver quatro diodos retificadores.enquanto D1 e D2 permite a passagem do pulso positivo D3 e D4  permite a passagem do pulso negativo. a tensão de saída e praticamente estável com o minimo de pulsação.Este tipo de retificação e muito comum na primeira retificação em fontes chaveada. Á no mercado pontes retificadoras que e composta por 4 diodos interligado internamente na configuração da imagem acima.



a imagem  mostra estas pontes retificadora, observe nos terminais destas pontes retificadora á símbolos de tensão continua (+) e (-) e símbolos de tensão alternada (~) que representa a entrada.




Diodo zener.

Como  disse antes, o diodo zener é utilizado principalmente como regulador de tensão. vou abordar aqui o funcionamento do diodo zener como regulador de tensão que é mais utilizado.


A figura mostra um regulador ou estabilizador de tensão com um diodo zener. si tivermos na entrado uma tensão que varia de 15 a 17V, com um diodo zener de 12 v por exemplo teremos na saída 12 V estabilizado se o diodo zener for de 6v então teremos 6V estabilizado o valor do resistor varia de acordo com as tensões que estamos trabalhando.


nesta outra imagem o diodo zener em um regulador que utilizar transistor.este tipo de regulador é utilizador em circuitos maiores que necessita de mais amperes, ou seja uma corrente mais intensa. a tensão entra pelo coletor e sai pelo emissor do transistor,neste caso a tensão que sai pelo emissor é a mesma da base do transistor menos 0.5v. O diodo zener e responsável por manter a tensão de base do transistor estabilizada.
    
  
     


existe no mercado circuito que integram os 3 componentes da imagem acima transistor, resistor e diodo zener interligado na configuração de um regulador.Onde 1 é a entrada, 2 é o negativo ou o terra e 3 a saída.
Geralmente este regulador são encontrado em diversas tensões de trabalho, os mais comuns são o 7805 para 5V, 7807 para 7V, o 7812 para 12V.
 Estes circuitos integrado reguladores de tensões são encontrado para  corrente máxima de 1 a 1,5 ampere. 
Para correntes maiores que 1 ampere utiliza-se transistor de potencia com em um dissipador de calor.

O defeito que mais se encontra relacionado a diodo é, diodo em curto, dificilmente o diodo se abre, é comum também diodo que perde  sua propriedade e começa a funcionar como resistência. 
Em um circuito eletrônico,o diodo zener pode apresentar uma resistência de fuga muito baixa. O diodo zener possui uma uma pequena resistência de fuga que só é medida por ohmímetro analógico na escala de megaohm.


Testando o diodo 

com o multímetro é possível saber se o diodo esta com defeito, não da para saber se esta bom. No multímetro temos uma pequena tensão continua é uma corrente muito baixa, já no circuito onde o diodo esta as tensão e correntes elétricas são outras.    Exite no mercado multímetro com escala exclusiva para testar diodo.
O teste básico para diodo é, conduz em um sentido,inverte-se as ponta de prova do multímetro o diodo não conduz,neste caso o diodo parece estar bom.

Existe vários tipo de diodo, estes abordado aqui são os mais comuns encontrados em circuitos eletrônicos. 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto completo do detector de metais

Detector de metais  O detector sera composto por quatro bloco de circuito, sendo o primeiro bloco o oscilado de onda quadrada forma...